quinta-feira, 2 de abril de 2009

Mês do Livro e de Monteiro Lobato - Programação Especial Casa das Rosas

Literatura infantil e sistema cultural dominante: o modelo cultural dominante, o olhar para criança e suas conseqüências; o discurso escolar, o didatismo e o lugar da ficção e da poesia neste ambiente cultural - Palestra com Ricardo Azevedo - Sábado, dia 04/04, às 20 horas

Leitores de Lobato: A beleza dos textos e a liberdade de suas personagens inspiram leitores de todas as idades. Palestra com Denyse Cantuária:Sábado, dia 11/04, às 20 horas.
O clube da leitura de Dona Benta: será criado um clube da leitura de Dona Benta para discutir as criações, recriações, adaptações e traduções de Monteiro Lobato a partir da literatura clássica – Cervantes, Stevenson e a mitologia grega. Com Ana Lucia Brandão - Sábado, dia 18/04, às 20 horas.
A ilustração de livros: uma escrita feita de imagem: Como a ilustração participa da construção da narrativa na chamada literatura infantil e juvenil. O que é um livro ilustrado e qual a sua particularidade frente a outras obras sem imagens.Com Odilon Moraes - Sexta-feira, dia 24/04, às 20 horas.
O Sítio do Picapau Amarelo - Com Tatiana Belinky - Domingo, dia 26/04, às 18 horas.
Oficina de livro de pano - Com Carmem Lazari(até 10 crianças a partir de 7 anos)Quintas-feiras, dias 09, 16, 23 e 30 de abril. Das 16 às 17h30.
...Dia desses andava Emília pelo sítio perguntando pra todo mundo: “Por que não existe livro de pano para bonecas de pano?”. E lá foi ela, danada que só, a procurar coisas para fazer seu livro. Pegou tecidos, tintas, pincéis, canetas, linhas, agulhas, palitos…
Dia 09 de abril - percurso histórico com tingimento do tecido por elementos naturais;
Dia 16 de abril - expressionismo: pinceladas, exagero do traço;
Dia 23 de abril - fotografia e colagem: revistas velhas e recortes da realidade com garrafas PET;
Dia 30 de abril - bordado com linhas, tecidos e objetos.
Artistas referenciais: Bispo do Rosário e Leonilson.
Teatro infantil - Um caldeirão de poemas, de Tatiana Belinky - Com Núcleo Caboclinhas - Sábados e domingos, dias 04, 05, 11, 12, 18, 19, 25 e 26 de abril, às 17 horas.
Utilizando jogos teatrais e um grande túnel de pano, poemas se transformam em encenações, acompanhados por música ao vivo e canções compostas para o espetáculo. Pesquisa e encenação: Karin Mellone; elenco: Geni Cavalcante, Luciana Silveira, Marina Fossa e Viviane Victtorin.
Duração: 45 minutos. Recomendado para crianças de até 10 anos.
Ingresso: R$ 10. Lotação: 40 lugares.
Sábado, dia 04 de abril, às 16 horas
Bate-papo com a poeta Tatiana Belinky sobre seu livro ‘Um caldeirão de poemas’.
onde: Casa das Rosas Endereço: Av. Paulista, 37, Bela Vista -próxima à Estação Brigadeiro do Metrô São Paulo – SP Tels.: (11)3285-6986 ou (11) 3288-9447.

Dica enviada por Irene Tanabe - Contadora de Histórias e colaboradora do Viva Literário.


Nenhum comentário: